quinta-feira, 26 de abril de 2012

A fragilidade da nossa infraestrutura de comunicação

Ontem, 25/04/2012, foi um dia que espero que continue atípico. Devido a um rompimento de cabos de fibra óptica, os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e parte de São Paulo ficaram com a conectividade à Internet limitada ou interrompida, além de sem telefone e celular. (Mas, por incrível e irônico que seja, o meu Twitter funcionava...)

Quem conhece um pouco da história da Internet sabe que ela foi preparada para circunstâncias de guerra, permitindo uma comunicação continuada mesmo que vários enlaces e roteadores fossem comprometidos. Se uma parte da rede ficasse indisponível, automaticamente o tráfego seria desviado para uma rota alternativa para chegar ao destino. A qualidade poderia ser afetada, mas a comunicação não seria interrompida.

Tudo muito bacana na teoria, mas evidente que o modelo de continuidade pressupõe a existência de rotas alternativas. Não é o que testemunhamos com o incidente de ontem. Se um único segmento de fibra óptica rompido provocou toda essa indisponibilidade, imagino o quão precária e deficitária é a nossa infraestrutura de comunicações no Brasil.

Suponho que por falta de planejamento ou avareza não havia e não há nenhum enlace de contingência ligando os estados afetados ao restante do mundo. Esta alternativa já é dolorosa o suficiente pra mim. Pois a outra hipótese, a de que havia um enlace alternativo - mas que foi enterrado junto com o enlace principal - é muito pior: o único termo que me vem à cabeça chama-se burrice (mas com o devido respeito aos equinos). Escolho acreditar na primeira alternativa.

Temos realmente que evoluir muito. Pagamos absurdos por conexão à Internet, mas como provado, a qualidade de serviço que recebemos não está à altura do preço.

E pra finalizar: GVT, instale um enlace de contingência passando por outra rota, por favor...

Um comentário:

  1. The Labouchere System includes using a series of numbers in a line to determine out} the guess quantity, following a win or a loss. Typically, the player adds the numbers on the front and end of the road to determine out} the dimensions of the next guess. If the player wins, they cross out numbers and proceed engaged on the smaller line. If the player loses, then they add 코인카지노 their earlier guess to the tip of the road and proceed to work on the longer line. This is a lot more|a method more} flexible progression betting system and there may be} a lot room for the player to design their preliminary line to their very own playing in} preference.

    ResponderExcluir