sexta-feira, 28 de junho de 2013

Configuração do WiFi no Raspberry Pi (Debian 6)

Esta "carretinha" pra moto chama-se WiPi, que é homófona do módulo WiFi do Raspberry Pi, o Wi-Pi.

No TDC2013 em Florianópolis comprei meu primeiro Raspberry Pi, juntamente com o módulo WiFi. Tudo rodou perfeitamente, mas acredito que levei muito mais tempo do que gostaria para configurar o módulo WiFi (Wi-Pi) no Debian 6. Foram quase 2 horas de trabalho, e vários sites diferentes mostrando formas de configuração diferentes. Mas consegui.

Para os impacientes, segue abaixo a receita de bolo. É só copiar e colar no terminal do seu Raspberry Pi com Debian 6. Basta alterar o MEUSSID e a MINHASENHA pelo SSID e senha do seu WiFi, respectivamente. Lembre-se de depois reiniciar o seu Raspberry Pi.

Pra quem quiser saber o que está acontecendo, a "mágica" acontece com o wpa_supplicant, que é uma daemon que conecta o seu módulo WiFi em diferentes APs (Access Points) dependendo do SSID encontrado.

A linha wpa-conf /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf do arquivo /etc/network/interfaces informa que você quer conectar no AP através do wpa_supplicant, e o arquivo /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf contém as informações de SSID e senha. Você pode informar quantos blocos network={} desejar. Eu mesmo criei um bloco para conectar no AP da minha casa e outro bloco para conectar no AP do meu escritório.

IMPORTANTE: não se esqueça de reiniciar o Raspberry Pi após alterar as configurações. ifup/ifdown ao menos não funcionaram comigo.