terça-feira, 10 de setembro de 2013

Meu primeiro JavaOne San Francisco


Há 16 anos. Lembro-me quando comecei a utilizar a plataforma Java, ainda na graduação, para desenvolver um projeto de iniciação científica. Era o início de 1997, e na época eu tinha apenas 18 anos.

Não levou muito tempo para eu me interessar profundamente por Java, tanto que fiz desta tecnologia objeto de estudo, aperfeiçoamento e sustento de toda minha vida profissional.

Quando vi as notícias do JavaOne (na época em sua segunda edição) fiquei maravilhado e suspirei: "um dia eu gostaria de estar lá e viver tudo aquilo". Desde então tenho esperado de modo ansioso e contemplativo o dia em que isso fosse possível.

Pois bem, depois de um longo tempo de espera este sonho "adolescente" (sim, já tem 16 anos) está muito próximo de ser realizado. Confesso que não sei definir o que me passa na cabeça, pois tenho dezenas de pensamentos e sentimentos misturados de modo infantil nos últimos dias. É uma realização, uma conquista, um sonho, uma ansiedade, uma alegria, uma tristeza - enfim, um pouco de tudo.

Não sei se ao vivenciar tudo isso terei vontade de rir, chorar, admirar, suspirar etc. Ou talvez apenas consiga ficar em paz comigo mesmo. Sempre quis um dia poder "estar" entre os melhores. Sei que nesse evento poderei "estar" com os melhores, mesmo que não seja um deles. Pelo menos ainda não. Mas esse é um sonho que ainda pode ser construído.

Agradeço de coração ao +Bruno Souza e ao +Vinicius Senger pelo convite e pela oportunidade. Pra mim foi uma grande e grata surpresa, além de uma realização enorme.

Aos que me estimam, peço-lhes que me ensejem votos de boa sorte. Nossa palestra será no dia 25/09/2013, às 10:00h (GMT-8). É o maior desafio até agora e espero que também o mais gratificante. Até lá!