quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Software é artesanal, exige criatividade e precisa de tempo!


Já tiveram a impressão que todo software que você avalia sempre é mais do mesmo? Frequentemente recebo alguns e-mails divulgando empresas de software da região. Sempre levado pela curiosidade, tento descobrir qual é o segmento em que a empresa atua e como é o software por ela ofertado. Fico pasmo em constatar que são todos iguais. Você olha e imediatamente se decepciona.

Software não é linha de produção. Software não é barraca de pastel, nem carrinho de cachorro-quente. Software exige criatividade. O vídeo acima demonstra de um modo absolutamente ilustrativo o que a pressão do tempo faz com a nossa capacidade criativa. Não me admira que todo software por aí seja igual. Todos são "produzidos" pelo mesmo "processo": cospe qualquer coisa aí que é pra ontem!

Este é um dos argumentos pelos quais as "fábricas de software" são uma falácia. Uma mentira criada por uma indústria. Mas este é assunto para outro post.

Quer um "oceano azul"? Quer um diferencial competitivo? Passemos a trabalhar mais com o cérebro do que com os músculos dos dedos. Comecemos por aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário