terça-feira, 12 de junho de 2012

De aprendiz a mestre: os 3 primeiros livros


Frequentemente alguém me indaga com uma frase parecida com "Gostaria de aprender. Quais livros você me recomenda?" Esta semana aconteceu novamente e resolvi deixar aqui registrado para facilitar o acesso a esta informação.

Java continua sendo minha referência, e embora quase todos os conceitos possam ser aplicados provavelmente em qualquer linguagem, os exemplos dos livros são em Java. Os livros que indico abaixo não são livros para se aprender a programar, ou para se aprender Java. São livros que considero fundamentais para alguém tornar-se um programador profissional. Afinal, aprender Java (ou qualquer linguagem) é uma questão de conhecimento da sintaxe e familiaridade. O que buscamos com esta bibliografia são os conceitos fundamentais de código bem-feito.

Estes três livros são suficientes? Certamente que não! A lista de livros é potencialmente infinita. Mas toda jornada se inicia com os primeiros passos. Acredito que com estes três livros a caminhada comece bem. E por que três livros? Pura liberalidade. Geralmente no início da jornada o dinheiro é curto, e a frase que ouvi esta semana foi: "Tenho verba pra comprar três livros. Quais você me indica?" Segue a tríade. São referências que de tempos em tempos você voltará a ler por prazer e necessidade. Boa leitura.

Effective Java, de Joshua Block

Clean Code, de Robert C. Martin (Uncle Bob)

Refactoring, de Martin Fowler