terça-feira, 12 de junho de 2012

De aprendiz a mestre: os 3 primeiros livros


Frequentemente alguém me indaga com uma frase parecida com "Gostaria de aprender. Quais livros você me recomenda?" Esta semana aconteceu novamente e resolvi deixar aqui registrado para facilitar o acesso a esta informação.

Java continua sendo minha referência, e embora quase todos os conceitos possam ser aplicados provavelmente em qualquer linguagem, os exemplos dos livros são em Java. Os livros que indico abaixo não são livros para se aprender a programar, ou para se aprender Java. São livros que considero fundamentais para alguém tornar-se um programador profissional. Afinal, aprender Java (ou qualquer linguagem) é uma questão de conhecimento da sintaxe e familiaridade. O que buscamos com esta bibliografia são os conceitos fundamentais de código bem-feito.

Estes três livros são suficientes? Certamente que não! A lista de livros é potencialmente infinita. Mas toda jornada se inicia com os primeiros passos. Acredito que com estes três livros a caminhada comece bem. E por que três livros? Pura liberalidade. Geralmente no início da jornada o dinheiro é curto, e a frase que ouvi esta semana foi: "Tenho verba pra comprar três livros. Quais você me indica?" Segue a tríade. São referências que de tempos em tempos você voltará a ler por prazer e necessidade. Boa leitura.

Effective Java, de Joshua Block

Clean Code, de Robert C. Martin (Uncle Bob)

Refactoring, de Martin Fowler

3 comentários:

  1. Muito bom! O blog da caelum lista dois desses tres livros num post que ja esta antigo:
    http://blog.caelum.com.br/livros-escolhendo-a-trindade-do-desenvolvedor-java/

    Isso mostra como esses livros sao atemporais! Mas concordo com o clean code, ta mais atual. Eu ainda colocaria o pragmatic programmer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Roberto,

      Não tinha vista este post da caelum, mas realmente considero estes livros como clássicos.

      Claro que muitos livros bons ficaram de fora, mas como o propósito era escolher somente três, são estes... Afinal, é só pra começar a lista rsrs

      Grande abraço!

      Excluir
  2. a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original

    legal indicação estou tentando ingressar na areá do Java mais esta um pouco difícil mais parabéns pelo post.

    Juliano Queiroz.´.
    Juliano.queirozz@gmail.com


    ResponderExcluir